No Results Found
The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.
No âmbito do Plano de Valorização e Salvaguarda da Produção do Figurado em Barro de Estremoz, está a efetivação de um Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz. O objetivo deste espaço passa por colocarmos o foco no presente e futuro do Boneco de Estremoz, sendo que a exposição foi idealizada para ser dinâmica nos conteúdos e apresentação do figurado.
Apesar do Centro Interpretativo abandonar o discurso historicista que habitualmente é utilizado nas mostras desta arte, não deixa de dedicar duas salas à compreensão histórica do figurado, pois é importante entender o modo como evoluiu a barrística de Estremoz e os artesãos que lhe deram vida. Assim, no início da exposição haverá uma sala dedicada exclusivamente ao percurso cronológico da produção e produtores.
De seguida, o foco passa para o modo de produção, que é aliás o motivo, pela sua especificidade, pela qual a produção foi colocada na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Procurou-se também dar destaque aos produtores, no fundo os grandes protagonistas desta história multisecular, e que pelo seu trabalho nos permitiram ainda hoje desfrutar desta tradição artesanal. Será assim, em suporte vídeo e texto, dado a conhecer as suas histórias de vida e o modo como produzem um Boneco ao modo de Estremoz. Valorizar as pessoas e não apenas a sua produção, é um dos grandes objetivos do Centro Interpretativo.
A exposição vai igualmente apresentar as temáticas e diversas tipologias de peças hoje existentes, dando a conhecer as suas especificidades e os bonecos que pertencem a cada um destes grandes conjuntos. Foram adquiridas para o efeito mais de duas centenas de bonecos, de produção atual, a todos os barristas certificados atualmente em atividade.
Por fim, será feito um percurso pelos processos de valorização e salvaguarda da produção de figurado em barro de Estremoz e abordado qual o futuro desta tradição.
A terminar será dada a oportunidade ao visitante, de ele mesmo modelar uma figura, utilizando os conhecimentos que adquiriu durante a visita.