No Results Found
The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.
O Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho está num edifício de planta oblonga com cobertura de duas águas e frontaria de seis sacadas, cuja construção datará do séc. XIII/XIV, sofrendo depois o imóvel vastas reformas nos séculos seguintes.
Neste imóvel já funcionou o Hospício de Caridade, a Escola Régia, a Escola Primária Masculina e algumas aulas da Escola Industrial e Comercial.
Em 1879 o Presidente Deville pediu em sessão camarária “auctorização para crear um pequeno museu annexo á bibliotheca, ao qual deseja dar uma feição por assim dizer, local; vindo a ser mais propriamente uma exposição permanente de varias industrias peculiares de Extremoz, e a par dos productos industriaes, como, por exemplo, dos nossos marmores, cortiça, ceramica, podiam estar representados productos agricolas”. A 2 de Maio de 1880 é oficialmente aberta a Biblioteca e o seu Museu anexo.
Em 1941 a CME adquire à Escola Industrial cerca de 70 bonecos, e em finais da década de 60, compra ao antiquário Chambel peças de arte sacra, mobiliário e faiança, valorizando desta forma o acervo inicial.
No ano de 1971 é comprada a coleção de barristica de Estremoz ao Eng. Júlio Maria dos Reis Pereira. Necessitando de espaço foi o Museu ocupar um imóvel no Largo D. Dinis em 1972, local onde ainda hoje se localiza.
Em 1982 foi aberto ao público um espaço para exposições temporárias no Museu, e no ano seguinte foi inaugurada a Galeria de Desenho nos antigos Paços do Concelho.
Entre 1996-97 houve uma intervenção na exposição permanente, nas salas de arte popular alentejana.
A 8 de Março de 2003 o Museu passou a ser designado por “Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho”.
Em Fevereiro de 2004 foi eliminada a Sala de Arte Sacra, sendo colocadas nesse espaço as Reservas do Museu. Nesse mesmo ano foi ampliada a Sala de Exposições Temporárias.
No ano de 2006 foi fundador da Rede de Museus do Concelho de Estremoz. Este Museu passa a integrar na Rede Portuguesa de Museus (RPM), a partir de 18 de Maio de 2010.
Já em 2011, após candidatura ao projeto de financiamento “Pro-Museus” da RPM, as Reservas do Museu Municipal são reformadas e adequadas ao armazenamento do vasto acervo da “Galeria de Desenho”.
A 26 de Junho de 2015 o Museu Municipal inaugurou uma nova exposição permanente.
A mostra divide-se pelos dois pisos do Museu, sendo que o piso cimeiro nas Sala 1 e 2 possui coleções de arte popular de artesãos como Mestre Rolo, José Vinagre, António Amaral e Joaquim Velhinho. Nas Salas 3, 4 e 5 apresenta-se uma reconstituição de Casa Alentejana de finais do séc. XIX, primeira metade do séc.XX. No r/c apresentam-se as coleções de figurado de Estremoz entre o séc.XVIII e a atualidade e uma coleção de olaria local das últimas duas décadas do séc.XIX e princípios do séc.XX.
Coleções: Arte Popular (chifre; cortiça; madeira); Bonecos de Estremoz; Olaria de Estremoz; Cerâmicas diversas; Casa Alentejana; Arqueologia; Arte Sacra; Arte Contemporânea (inclui coleção de Desenho dos anos 20 do séc.XX aos anos 10 séc.XXI); Pintura Antiga; Diversos